201904.04
0

MC&A Assessora Grupo KARADENIZ no Fornecimento de Energia à Guiné-Bissau com Central Elétrica Flutuante

A sociedade de advogados portuguesa MC&A, especializada na prestação de apoio jurídico a negócios internacionais, assessorou a empresa Karpower International DMCC, do grupo turco Karadeniz, no âmbito do contrato efectuado com a empresa pública Electricidade e Águas da Guiné-Bissau, para fornecimento de energia no país. Em comunicado á imprensa lê-se que o “processo de fornecimento de energia será feito através da Powership, uma central eléctrica flutuante, que será instalada ao largo da cidade de Bissau”.

Vítor Marques da Cruz, sócio fundador da MC&A, explica que “o valor do contrato é difícil de calcular, uma vez que irá depender da electricidade efectivamente fornecida pela central flutuante”. O responsável revela que se trata de “uma operação estratégica para o grupo Karadeniz”, que, além de ter assegurado o contrato para fornecimento de energia pela Karpower International, “irá também assegurar a construção do navio onde será instalada a central elétrica por outra empresa do grupo”.

Com uma capacidade instalada de 2.800 mega watts, a Karpower International é a empresa com a maior frota de navios fornecedores de electricidade do mundo. Integra o grupo Karadeniz, fundado na Turquia em 1948, e constituído por diversas empresas ligadas às áreas do imobiliário, banca, energia e construção de navios, opera actualmente em 16 países. O Grupo constrói, opera e assegura a manutenção de navios, dispõe de uma frota própria, e tem capacidade para fornecer cerca de 50 biliões de kWh de electricidade através das suas centrais eléctricas flutuantes.


04/04/2019, ambiente magazine

Descarregar artigo em formato PDF