201802.02
0

O grupo japonês Mitsu adquiriu 15% da CaetanoBus, participando minoritariamente no capital social desta empresa e no negócio de autocarros do Grupo Salvador Caetano, confirmou hoje a administração da firma portuguesa.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, a CaetanoBus refere que esta operação estava a ser negociada desde 2016, tendo sido concretizada em 15 de Dezembro.

Em causa uma “participação minoritária no capital social da CaetanoBus e no negócio de autocarros do Grupo Salvador Caetano”, refere a nota.

“[Esta operação tem em vista] o desenvolvimento da mobilidade elétrica, a contribuição para a redução da poluição atmosférica, a expansão dos nossos mercados e a globalização dos nossos produtos”, acrescenta a administração da CaetanoBus que se localiza em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

Por sua vez, a sociedade de advogados MC&A conta, em comunicado, que prestou assessoria jurídica ao grupo Mitsui no âmbito da operação de aquisição da participação de 15% da CaetanoBus, descrevendo a empresa japonesa como “uma das principais empresas mundiais de comércio e investimento em conjunto com o grupo Salvador Caetano”.

Já a resposta da CaetanoBus mostra expectativa de que o grupo Mitsui “irá contribuir para a promoção dos autocarros eléctricos da CaetanoBus para a Europa, Ásia e para o resto do mundo.

“Com a aliança entre a CaetanoBus e a Mitsui pretende-se que, em termos de vendas, o e.City Gold e o chassis eléctrico, representem já em 2025 mais de 1.000 unidades vendidas por ano”, refere a empresa portuguesa.

O grupo Mitsui é um aglomerado de empresas, fundado em 1947, que se dedica a negócios ligados à venda de produtos e logística à escala mundial, financiamento e desenvolvimento de infraestruturas internacionais.

Somam-se projectos nas áreas do ferro, aço, minerais, sistemas integrados de transporte, química, energia, alimentação, e gestão de serviços ligados à indústria alimentar, saúde, novas tecnologias de comunicação e desenvolvimento corporativo de negócios.

Por sua vez, a CaetanoBus, fundada em 1946, por Salvador Fernandes Caetano, é considerada o maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal, tendo autocarros para os segmentos de turismo, urbano e serviço de aeroporto.

Numa descrição disponibilizada à Lusa, a empresa diz ser “líder no mercado de autocarros de aeroporto COBUS, apresentando uma clara vantagem competitiva a nível mundial neste segmento, com uma quota de mercado superior a 75%”, o que corresponde a uma frota de cerca de 3.500 veículos em operação nos aeroportos de uma centena de países.


Notícias ao Minuto, 02-02-2018

Descarregar artigo em formato PDF